A comunicação é um ato diário e presente em todos os locais do planeta. Por se tratar de uma ação do cotidiano das pessoas, é compreensível que o ato de comunicar tenha implicações em áreas de estudo, pesquisa, especializações e, posteriormente, em diversas profissões.
A comunicação está no cotidiano das pessoas e a UNIFF lista 10 profissões em alta e inseridas na área comunicacional.
1- Ilustrador
O ilustrador está habilitado ao processo criativo de desenhos, animações, elementos gráficos, montagens, entre outras criações imagéticas. Este profissional pode desempenhar funções para empresas e clientes em geral. Pensando no cenário empresarial e/ou industrial, o ilustrador está apto ao desenvolvimento de peças visuais que compõem a estratégia de comunicação e marketing. Este profissional também poderá trabalhar em editoras de livros e revistas, além da possibilidade de desempenhar funções em veículos de comunicação. Uma das possibilidades de aperfeiçoamento nesta área é a realização de um curso superior. Design, Artes Visuais, Artes Plásticas, cursos da área de Comunicação são áreas de conhecimento indicadas para a formação acadêmica do ilustrador.
2- Social Media O Social Media possui responsabilidade sobre a gestão, atualização, geração de conteúdo e tráfego para as redes sociais de empresas. Além das empresas e/ou indústrias, a sua atuação pode estar envolvida com marcas específicas ou personalidades através dos perfis online. Zelar pela imagem positiva do cliente é uma das atribuições deste profissional. Além disso, o Social Media deverá atuar em crises relacionadas à imagem e responder críticas e questionamentos nos perfis que gerencia. A profissão de Social media não é regulamentada por lei. Por outro lado, existem muitos profissionais graduados que atuam nesta área, sobretudo em Comunicação Social, que acabam iniciando carreira em gestão de mídias sociais.
3- Profissional de Relações Públicas
O profissional de Relações Públicas é responsável por promover a boa imagem de uma empresa ou instituição perante seu público e clientes, de acordo com a página da profissão. Este profissional promove/divulga ações que refletem na maneira como a empresa se apresenta e se comunica mediante seus públicos.
Desta forma, ele traça estratégias e planos de ação com a finalidade de transmitir os valores, a missão e os objetivos da empresa. O profissional pode desempenhar funções para comunicação interna (quadro de colaboradores da empresa) ou para comunicação externa (clientes e fornecedores).
Para se profissionalizar nesta área, os cursos de graduação sugeridos são Relações Públicas ou Comunicação Social. Além disso, jornalistas e publicitários também podem desempenhar funções nesta área de atuação.
4- Fotógrafo
O profissional que trabalha com registros fotográficos tem um amplo campo de atuação. O fotógrafo poderá atuar com registros de pessoas e eventos, como casamentos, formaturas e festas, de publicidade para campanhas de Marketing, Comunicação ou Moda.
Além disso, o profissional poderá trabalhar em acontecimentos e fatos históricos, assim como desempenhar funções com fotografias artísticas. Vale o destaque que o fotógrafo pode se especializar em determinados tipos de fotografia. Por exemplo, fotografia de natureza, fotografia documental ou fotografia de guerra.
5- Designer gráfico
A área de Design Gráfico tem ligação direta com a comunicação visual. O designer gráfico pode atuar em projetos com a finalidade de conectar a estrutura (forma), utilizando a comunicação visual, às informações.
Por exemplo, este profissional pode trabalhar com a parte visual de sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos. Além disso, o designer gráfico também está apto ao trabalho com diagramação de jornais e revistas, produção de infográficos e animações.
6- Publicitário
A criação de campanhas e peças publicitárias com a finalidade de promover produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público, são algumas das atribuições do publicitário. Normalmente, este profissional atua em agências de publicidade e marketing.
Por outro lado, há possibilidades de atuação em departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas. Por fim, o publicitário também está apto ao trabalho educacional em instituições de pesquisa e ensino.
7- Produtor audiovisual
O produtor audiovisual está habilitado a criação de conteúdos visuais e auditivos para diversas áreas profissionais de atuação. O profissional possui conhecimento de todas as etapas de produção, portanto, está apto ao trabalho desde pré-produção, passando pelo manuseio e operação de equipamentos, até o processo de edição do conteúdo audiovisual. O trabalho do produtor é muito associado com veículos de comunicação, mas o profissional também poderá trabalhar na divulgação de marcas, empresas e/ou produtos.
8- Cerimonialista Esse profissional é protagonista em todas as etapas de um evento, desde o planejamento e organização até a verificação dos detalhes e condução do cronograma no dia da realização. De acordo com a página da profissão, o cerimonialista é responsável por agendar reuniões prévias com os contratantes, e/ou com outros envolvidos no evento, para definição dos detalhes e cronograma. Além disso, o profissional também estará no dia do evento, por isso, o gerenciamento da equipe contratada e a supervisão de todos os processos podem ser de responsabilidade do cerimonialista. Geralmente, o cerimonialista possui graduação em cursos de Comunicação ou de áreas como Administração e Marketing. Para exercer a profissão, não é obrigatório possuir diploma em curso superior, mas a formação acadêmica é um grande diferencial para a profissão.
9- Intérprete de Libras
De acordo com a página da profissão, o tradutor e intérprete de libras é responsável por ajudar na comunicação entre pessoas ouvintes e com deficiência auditiva, ou entre surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente, o português. Vale destacar que os cursos de licenciatura - para ser professor - e bacharelados em Fonoaudiologia contam com disciplinas obrigatórias para o estudo de Libras desde 2015. Por fim, algumas instituições de ensino com licenciaturas em Letras também contemplam a habilitação em Libras e Português.
10- Editor de texto O editor de texto é o profissional que trabalha com revisão, preparação e edição de textos que são veiculados em veículos de comunicação. Portanto, o trabalho deste profissional poderá ser realizado em jornais, revistas, televisão e podcasts. Este profissional está apto ao trabalho em editoras de livros, empresas jornalísticas, agências de marketing e publicidade. Além disso, o editor de texto também poderá fazer o trabalho de freelancer e oferecer serviços aos clientes, sejam eles pessoas ou empresas. A princípio, este profissional não precisa de formação para desempenhar suas funções, mas a qualificação em cursos como Letras, Jornalismo ou até mesmo Produção Editorial pode abrir portas para quem deseja seguir carreira como editor de texto.
Comments