Cientistas desvendam vibração “sem precedentes” que durou 9 dias após tsunami

Fenômeno inédito foi registrado após o mega-tsunami que atingiu a Groenlândia em setembro de 2020

Em setembro do ano passado, uma geleira derreteu. O derretimento desencadeou um enorme deslizamento de terra, que desencadeou um mega-tsunami de 200 metros de altura na Groenlândia. E então aconteceu algo inexplicável: uma vibração misteriosa abalou o planeta por nove dias

No ano passado, dezenas de cientistas ao redor do mundo tentaram descobrir o que era essa vibração.

Agora eles têm uma resposta, de acordo com um novo estudo publicado na revista Science — que fornece mais um alerta de que o Ártico está entrando em “águas desconhecidas”, à medida que os humanos elevam cada vez mais as temperaturas globais.

Alguns sismólogos pensaram que seus instrumentos estavam quebrados quando começaram a captar vibrações no solo em setembro, disse Stephen Hicks, coautor do estudo e sismólogo do University College London.

Não era a rica orquestra de tons altos e estrondos que você esperaria de um terremoto, mas mais um zumbido monótono, ele disse à CNN. Sinais de terremoto tendem a durar minutos; este durou nove dias.

Ele ficou perplexo, disse que isso era “completamente sem precedentes”.

Sismólogos rastrearam o sinal até o leste da Groenlândia, mas não conseguiram fixar um local específico. Então, eles contataram colegas na Dinamarca, que tinham recebido relatos de um tsunami desencadeado por um deslizamento de terra em uma parte remota da região chamada Dickson Fjord.

O resultado foi uma colaboração de quase um ano entre 68 cientistas de 15 países, que analisaram dados sísmicos, de satélite e de solo, bem como simulações de ondas de tsunami para resolver o quebra-cabeça.

O que aconteceu é chamado de “risco em cascata”, disse Svennevig, e tudo começou com as mudanças climáticas causadas pelo homem.

Durante anos, a geleira na base de uma enorme montanha com quase 1.210 metros de altura acima do Fiorde Dickson estava derretendo, assim como muitas geleiras no Ártico, que está esquentando cada vez mais rapidamente.

À medida que a geleira ficava mais fina, a montanha se tornava cada vez mais instável, até finalmente desabar em 16 de setembro do ano passado, lançando na água rochas e detritos suficientes para encher 10.000 piscinas olímpicas.

O mega-tsunami subsequente — um dos maiores da história recente — desencadeou uma onda que ficou presa no fiorde estreito e sinuoso por mais de uma semana, indo para frente e para trás a cada 90 segundos.

O fenômeno, chamado de “seiche”, refere-se ao movimento rítmico de uma onda em um espaço fechado, semelhante à água espirrando para frente e para trás em uma banheira ou copo. Um dos cientistas até tentou (e falhou) recriar o impacto em sua própria banheira.

Embora os seiches sejam bem conhecidos, os cientistas não tinham ideia de que eles poderiam durar tanto tempo.

“Se eu tivesse sugerido um ano atrás que um seiche poderia persistir por nove dias, as pessoas balançariam a cabeça e diriam que isso é impossível”, disse Svennevig, que comparou a descoberta a encontrar de repente uma nova cor no arco-íris.

Foi esse seiche que criou a energia sísmica na crosta terrestre, descobriram os cientistas.

Talvez seja a primeira vez que cientistas observam diretamente o impacto da mudança climática “no solo sob nossos pés”, disse Hicks. E nenhum lugar ficou imune: o sinal viajou da Groenlândia para a Antártida em cerca de uma hora, ele acrescentou.

Aquecimento global e derretimento do gelo

Ninguém ficou ferido no tsunami, embora ele tenha devastado locais culturais centenários e danificado uma base militar vazia. Mas esse trecho de água fica em uma rota de cruzeiro comumente usada. Se alguém estivesse lá na época, “as consequências teriam sido devastadoras”, escreveram os autores do estudo.

O leste da Groenlândia nunca havia experimentado um deslizamento de terra e tsunami como esse antes, disse Svennevig. Isso mostra que novas áreas do Ártico estão “entrando na linha” desses tipos de eventos climáticos, ele acrescentou.

À medida que o Ártico continua a aquecer — nas últimas décadas, a região aqueceu quatro vezes mais rápido que o resto do mundo — mega-tsunamis desencadeados por deslizamentos de terra podem se tornar mais comuns e com consequências mortais.

Em junho de 2017, um tsunami no noroeste da Groenlândia matou quatro pessoas e levou casas. A ameaça vai além da Groenlândia, disse Svennevig; fiordes de formato semelhante existem em outras regiões, incluindo o Alasca, partes do Canadá e Noruega.

O que aconteceu na Groenlândia em setembro passado “mais uma vez demonstra a desestabilização contínua de grandes encostas de montanhas no Ártico devido ao aquecimento climático amplificado”, disse Paula Snook, geóloga de deslizamentos de terra da Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega Ocidental, que não estava envolvida no estudo.

As recentes avalanches de rochas no Ártico, assim como nas regiões alpinas, são “um sinal alarmante”, ela disse à CNN. “Estamos descongelando solo que estava em um estado frio e congelado por muitos milhares de anos.”

Ainda há muita pesquisa a ser feita sobre avalanches de rochas, que também são afetadas por processos naturais, alertou Lena Rubensdotter, pesquisadora do Serviço Geológico da Noruega, que também não esteve envolvida no estudo.

No entanto, ela acrescentou, é “lógico supor que veremos colapsos de rochas mais frequentes em encostas de permafrost à medida que o clima esquenta nas regiões do Ártico”.

A descoberta de fenômenos naturais se comportando de maneiras aparentemente não naturais destaca como essa parte do mundo está mudando de maneiras inesperadas, disse Svennevig. “É um sinal de que as mudanças climáticas estão empurrando esses sistemas para águas desconhecidas.”

Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário