top of page

Como é o rio São Francisco visto do espaço? Veja imagem divulgada pela ESA

Foto do escritor: Brigite HanôverBrigite Hanôver

Registro do Copernicus Sentinel-2 mostra trecho do curso de água no rio no norte da Bahia, onde ele forma o Reservatório de Sobradinho

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, na sexta-feira (31), um registro do rio São Francisco obtido pela Copernicus Sentinel-2, missão composta por dois satélites cujo objetivo é retratar a vegetação e as paisagens da Terra vinda do espaço.

O trecho do São Francisco que aparece na imagem fica no norte da Bahia, onde o rio forma o extenso Reservatório de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do lago com 4.200 quilômetros quadrados.


O registro mostra ainda a área de vegetação em vermelho e, assim, evidencia as áreas onde a flora foi removida em função da exploração madeireira, agricultura e cultivo da terra, conforme explica a ESA. A agência diz ainda que cidades, estradas e campos agrícolas aparecem na cor marrom.

Registros contínuos de uma mesma área obtidos pelo Copernicus Sentinel-2 podem ajudar a compreender as mudanças das áreas, como o tipo e a saúde da vegetação e o impacto das transformações naquela área. A ESA indica ainda que, com a resolução espacial dos registros, é possível ainda identificar mudanças dentro dos corpos d’água.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page