À CNN Rádio, o cardiologista Ricardo Costa explicou que o corpo tem mecanismos próprios para suportar o calor
A hidratação é essencial para driblar os efeitos que as altas temperaturas causam no corpo, segundo o cardiologista Ricardo Costa.
À CNN Rádio, ele explicou quais são as melhores formas para driblar o calor que atinge boa parte do Brasil nos últimos dias.
“O funcionamento do corpo depende de uma temperatura ideal, que é regulada a partir da hidratação”, disse.
Segundo o especialista, a exposição ao calor extremo ativa mecanismos do corpo para manter essa temperatura.
“Num primeiro momento, existe vasodilatação, onde se perde líquidos do sistema cardiovascular, há queda de pressão, mal-estar, tontura e até desmaios”, alertou.
O cardiologista destacou que a hidratação adequada e evitar a exposição excessiva ao sol são importantes para driblar esses efeitos.
Ricardo Costa chamou a atenção para os grupos de risco, como idosos e crianças, que devem ficar em alerta para as altas temperaturas.
Veja mais – Onda de Calor: Capitais ultrapassam os 40ºC
De acordo com o médico, não é necessário interromper a atividade física, que é preventiva para doenças cardíacas, mas, sim, evitar o horário de exposição mais forte.
“Passar protetor solar, estar em ambientes arejados, limitar exposição, usar bonés e roupas que limitam os efeitos da radiação solar são medidas que surtem efeito”, completou.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br
Comments