Mais de 130 mil nutricionistas atuam no Brasil, de acordo com dados relativos ao primeiro trimestre de 2020, levantados pelo Conselho Federal de Nutrição (CFN). Além disso, o curso de Nutrição está entre os 18 mais buscados no País, segundo o último Censo da Educação Superior.
Trata-se de uma área em alta e, portanto, saber quais habilidades o profissional de Nutrição deve adquirir e como se destacar no mercado é essencial para consolidar uma carreira após a formação.
"No futuro, acreditamos que teremos uma sociedade cada vez mais consciente dos benefícios e da necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada, trazendo grandes perspectivas para a Nutrição e um amplo campo de atuação para o nutricionista", conta a nutricionista e gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição 3ª Região, Lúcia Helena Bertonha.
Quais habilidades um nutricionista deve ter?
Para Bertonha, conforme a exigência dos pacientes aumenta, as seguintes habilidades tornam-se necessárias aos nutricionistas:
Espírito empreendedor;
Facilidade para se comunicar;
Criatividade;
Explorar habilidades da equipe;
Motivar colaboradores;
Inteligência emocional para lidar com as pessoas;
Estar aberto a novas tecnologias (informática, certificação de qualidade, entre outros);
Flexibilidade para mudanças (aceitar desafios);
Ser organizado;
Gostar e buscar novos conhecimentos e manter-se atualizado
Ser empático.
Como se destacar na área de Nutrição?
Por se tratar de um curso da área da saúde, o profissional de Nutrição deve se manter sempre atualizado.
De acordo com a nutricionista, aqueles que desejam ir além "devem participar de cursos, oficinas, palestras e treinamentos. É fundamental valorizar a troca de informações entre os colegas, promover uma relação profissional sincera e colaborativa", ressalta. Além disso, Bertonha acrescenta que estar com o olhar atento para as inovações do mercado e se adequar a elas também é fundamental.
O que é preciso para se tornar um nutricionista?
O primeiro passo para se tornar um nutricionista é ingressar no curso superior de Nutrição. Feito isso, o profissional deve efetuar o registro no Conselho Regional de Nutrição mais próximo. O conselho é o órgão responsável por regulamentar as atividades do nutricionista e garantir a qualidade de atendimento ao público e, por isso, sem o registro em mãos o profissional não tem a permissão para exercer a profissão.
Comentarios