Ouro pode ser formado a partir de eletricidade gerada em terremotos, diz estudo

Descoberta explica formação de grandes pepitas de ouro em meio a veios de quartzo no solo

Grandes pepitas de ouro podem se formar graças à movimentação do solo causada por terremotos, segundo um novo estudo.

O artigo de pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, foi publicado nesta terça-feira (3) na Nature Geoscience.

A explicação mais comum para a formação de pepitas de ouro, que são encontradas frequentemente dentro de veios de quartzo no solo, é a de que o ouro se deposita em rachaduras na crosta terrestre conforme fluidos quentes e ricos em água passam por elas.

“À medida que esses fluidos esfriam ou sofrem alterações químicas, o ouro se separa e fica preso em veios de quartzo”, disse Chris Voisey, autor principal do estudo. “Embora essa teoria seja amplamente aceita, ela não explica completamente a formação de grandes pepitas de ouro, especialmente considerando que a concentração de ouro nesses fluidos é extremamente baixa.”

Os cientistas decidiram testar se uma característica específica poderia influenciar na formação desses grandes aglomerados de ouro: a piezoeletricidade — a capacidade do quartzo de transformar energia mecânica em eletricidade.

Para testar a hipótese, os cientistas submeteram cristais de quartzo imersos em um fluido rico em ouro às mesmas condições de tremor que um terremoto causaria no solo.

“Os resultados foram impressionantes”, disse o coautor do estudo, Andy Tomkins, da Escola de Terra, Atmosfera e Meio Ambiente da Universidade Monash. “O quartzo estressado não apenas depositou ouro eletroquimicamente em sua superfície, mas também formou e acumulou nanopartículas de ouro.

Notavelmente, o ouro tinha uma tendência a se depositar em grãos de ouro existentes em vez de formar novos.”

Isso indica que os tremores de terremotos podem ser os responsáveis pelas grandes acumulações de ouro na terra, produzindo as grandes pepitas do material, já que a eletricidade faz com que mais ouro seja depositado no mesmo lugar.

Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br